quarta-feira, 5 de março de 2008

O Duende do Lago de Jacutinga

Nada mais justo do que o primeiro post deste Blog seja sobre o assunto mais comentado na cidade no momento: A aparição de um Duende no Lago Municipal.
O fato foi capturado pela câmera de um celular a altas horas da noite.
O pequeno ser foi flagrado caminhando tranquilamente pela pista de corrida, depois gritando ao perceber a aproximação de um "estranho"(o cinegrafista) e por fim subindo em uma árvore.
Os vídeos foram recebidos no e-m@il misteriosjacutinga@bol.com.br (espaço para os membros da comunidade Mistérios de Jacutinga enviarem seus filmes, fotos e relatos de fatos estranhos ocorridos com eles) e postado no www.youtube.com .

De acordo com a literatura, Duendes são personagens mitológicos semelhantes a Fadas e Goblins.
Embora suas características variem um pouco pela Espanha e América Latina, em muitos casos seu equivalente mais próximo no mundo anglófono (1) são os Leprechauns irlandeses (espécie de fada do sexo masculino que dizia-se habitar a Irlanda antes dos Celtas), ou os escoceses Brownies.
Usado por Federico García Lorca (2), o termo parece situá-los mais próximos a categoria das fadas.
Duendes podem ter também traços similares a Goblins e Kobolds.
A palavra (Duende) é usualmente considerada equivalente à palavra inglesa Sprite, ou a palavra japonesa Youkai (3). Acaba, indiscriminadamente, abrigando todas as criaturas semelhantes como Goblins, Pixies, Elfos, Gnomos, Trolls, etc.
Alguns mitos dizem que os Duendes tomam conta de um pote de ouro no final do arco-íris. Se for capturado, ele pode tentar comprar sua liberdade com este ouro. Outras lendas dizem que para enganar os homens, ele fabrica uma substância parecida com ouro, que desaparece algum tempo depois. Neste caso são chamados Leprechauns.
Na mitologia irlandesa os Leprechauns tem mais ou menos 30 cm e atendem a desejos.
Na mitologia portuguesa há o Fradinho da Mão Furada e o Zanganito, seres encantados tidos como uma espécie de duendes caseiros.

(1) Indivíduo ou povo que se exprime em inglês;
(2) Poeta e dramaturgo espanhol, nascido em 05/06/1898 e falecido em 19/08/1936 sendo uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola;
(3) Termo japonês utilizado para designar fenômenos, objetos e criaturas sobrenaturais além da compreensão humana. Pode ser traduzido como "estranho", "inacreditável" ou "bizarro".

Confira:









Vale a pena ressaltar que este é o primeiro relato da presença de tais seres na cidade de Jacutinga, que segundo relatos já foi palco de aparições de OVNIs, Lobisomens, Extraterrestres, Sacis, Chupacabras, Espantalhos, Homens-Invisíveis, Demônios, etc...

Um comentário:

Unknown disse...

aff, ta muito ruim o vídeo, ta parecendo um brinquedo daqueles movidos a pilha... se contar que se fosse realmente um duente e se quer que tal criatura exista acho que ele não ia ser tão tranquilo de deixa que a pessoa quase que encoste a camera nele... ja ouvi relatos de gente que jura que viu que pra mim pareceu ser verdade, mas pra mim esse video é falso.